sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Alunos da EE Nilo Póvoas (Nobres) vivenciam a experiência de estar na UFMT

Alunos do Ensino Médio da escola estadual “Professor Nilo Povoas”, de Nobres (MT), passaram pela experiência de conhecer mais sobre alguns dos 55 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá. Eles foram os campeões locais da maratona do “Meu projeto de futuro”, iniciativa premiada pelo programa Células Empreendedoras, desenvolvido pela Universidade em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec).

Segundo o coordenador da iniciativa, Nilton Hideki Takagi, professor do Instituto de Computação (IC), a visita dos alunos é o resultado de um trabalho iniciado no começo de 2016 que tem como objetivo ajudar os alunos a elaborar, desde o primeiro ano do ensino médio, um planejamento cujo objetivo é cursar a graduação desejada. “Temos no ensino de graduação discentes que não fazem o curso que querem, mas o que obtiveram nota para entrar. A ideia dessa atividade é que eles se aproximem da Universidade e entendam os cursos existentes e consigam se preparar para alcançar sua meta”, explica. 

Desde segunda-feira (19), os alunos participaram de atividades no Instituto de Física (IF), na Faculdade de Medicina (FM) e de Economia (FE), além de terem contato com o plano municipal de saneamento básico de Nobres. A ação desta quarta (21), que aconteceu no Escritório de Inovação Tecnológica (EIT), foi a apresentação do curso de Comunicação Social, realizada pelos professores Dielcio Moreira e José da Costa Marques Filho (Tinho), e o desenvolvimento de atividade relacionada à área, ministrada pelos alunos participantes do projeto Educomunicação, Ciências e Outros Saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídia. 

O coordenador do “Meu projeto de futuro” ressalta que a resposta dos alunos diante da oportunidade de ganhar novas vivências tem sido excelente. “Precisamos dar um choque de realidade. Se eles se prepararem desde o primeiro ano, há chance de entrarem no curso desejado já na primeira tentativa.”

Vivência

Anacris Monteiro, psicóloga e voluntária da iniciativa na parte de orientação e carreira, comenta que o projeto é pioneiro, uma vez que, em seu trabalho, são realizadas dinâmicas nas quais eles imaginam a vida na universidade e a oportunidade permitiu que eles vivenciassem a situação. “A oportunidade é incrível porque o meio onde eles estão, com o contato das pessoas que eles têm no dia a dia não permitiria essa experiência e vivência dentro do Câmpus, almoçando com outros alunos, conhecendo os institutos e as áreas que eles imaginam que queiram cursar. A gente não vê uma iniciativa como essa acontecer em nenhum outro lugar.”

E a experiência pela qual passou a aluna Maria Luana Cardoso dos Santos, de 16 anos, ao contrário de chamar a atenção para os novos cursos, só fez reforçar sua vontade de cursar Direito. “A iniciativa é muito interessante porque estamos aprendendo mais coisas novas, priorizando nosso aprendizado e descobrindo novos cursos”, explica ela, que, além de desejar ser uma boa advogada, quer ingressar na Polícia Rodoviária Federal.

Educomunicação

Realizado por meio da parceria da UFMT com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto “Educomunicação” tem como objetivo promover a interação da comunidade escolar entre si e com o local no qual está inserido. Os participantes realizam oficinas de texto e de atividades audiovisuais e produzem, com base em técnicas jornalísticas, matérias e textos ficcionais que abordam o cotidiano e linguagens contemporâneas ou retomem os saberes populares da localidade.
O trabalho realizado está reunido em um site, no qual as publicações estão divididas em três eixos – “Vida e Natureza”, “História e Comunidade” e “Arte e Tecnologia”. Em breve, o projeto terá um aplicativo para celulares, que permitirá uma maior interação com a comunidade. 

Outro eixo do trabalho é a publicação de jornais impressos que reúnem o material produzidos pelos alunos. Participam do projeto, em todas suas interfaces, as escolas “Ponce de Arruda”, de Acorizal, “Milton da Costa Ferreira” e “Antônio Ferreira Sobrinho”, de Jaciara, “Maria Leite Marcoski”, de Várzea Grande, “Santa Claudina”, de Mimoso, “Benedita Augusta”, de Jangada, “Gustavo Dutra”, da Serra de São Vicente e “Alcebíades Calhao”, “Antônio Epaminondas”, “José de Mesquita”, de Cuiabá.


http://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/33760/Cuiaba

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