domingo, 6 de novembro de 2016

Várzea Grande: Centro Educacional ‘Mariana Rodrigues’ ganha revitalização de ambientes para o desenvolvimento infantil


A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento absoluto das crianças até cinco anos de idade e é nessa etapa que as crianças descobrem novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, identidade e a interação com outras pessoas. Obedecendo aos parâmetros do Ministério da Educação (MEC), é que a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer em parceria com Centro Universitário (Univag), fez nesta quinta-fera (03) a entrega da execução do projeto pioneiro Integrador de Interiores, que idealizou a transformação e revitalização de 4 salas de aulas da unidade do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), ‘Mariana Rodrigues de Azevedo’. O espaço ficou colorido, alegre, divertido e lúdico para a diversão e o desenvolvimento infantil do ensino aprendizagem.
O secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis agradeceu a iniciativa e parceria do estabelecimento de ensino superior e falou que os futuros arquitetos são responsáveis pelas melhorias dos espaços. “A parceria é de extrema importância, pois possibilitou a modificação da estética do espaço para melhor acomodação e conforto destas crianças permitindo promover o aprendizado de forma lúdica. A ludicidade motiva e facilita o aprendizado. Pretendemos ampliar esta parceria com o Univag para mais unidades. Este projeto também é contributivo para as disciplinas, estágios e aprendizagem técnica profissional dos estudantes de Arquitetura, beneficiando expressivamente para o bem social da sociedade”, pontuou.   
A diretora da unidade escolar, Sandra de Souza Pereira disse que a visão do lúdico como estratégia de ensino colabora no processo a aprendizagem da educação infantil. Tem sido muito discutida e trazida aos poucos para os ambientes escolares, por ser a brincadeira um dos universos da criança. “Nesta faixa etária unir a brincadeira ao conteúdo pedagógico traz sucesso no aprendizado. Este projeto deixou nós, profissionais da unidade, motivados com a ampliação da proposta lúdica implantada pelos acadêmicos com a nossa parceria.  As crianças que ficaram todas felizes e encantadas com os novos espaços recebidos. Brincar e aprender são duas instâncias distintas que devem ser utilizadas simultaneamente na educação infantil”, destacou a diretora.
O vice-reitor do Centro Universitário Univag, Flávio Foguel destacou na oportunidade que a missão da instituição é formar profissionais cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento humano, aptos ao exercício pleno da cidadania, à inserção nos setores produtivos e à participação no desenvolvimento da sociedade regional e brasileira. “Em sua missão se encontra a expressão de sua tarefa de promover a ciência na construção da cidadania. Formamos profissionais com atitudes empreendedoras, capazes de responder aos desafios da atual conjuntura regional e nacional”.
A estudante Kamila Damo, 6° semestre de Arquitetura enfatizou que o trabalho de extensão foi uma experiência ímpar na sua carreira acadêmica.  “A alegria destas crianças com a nova ambiência foi algo que me surpreendeu e me estimulou a crescer mais como profissional, respeitar o próximo e envolver em projetos sociais que contemplem a coletividade”.
Na ocasião, a coordenadora do curso de Arquitetura, Carmelina de Moraes frisou que o projeto Integrador beneficiou 4 salas da unidade escolar com projeto arquitetônico de designer de interiores. A execução do projeto ocorreu no prazo de 15 dias e envolveu 66 alunos dos períodos matutino e vespertino.  “O objetivo da disciplina é transformar o espaço de acordo com a necessidade do homem, onde faz parte da formação do aluno no decorrer do curso. Os acadêmicos se mobilizaram na aquisição de recursos para execução total do projeto. É muito importante os estudantes colocarem a teoria de sala de aula na prática”.
PROJETO INTEGRADOR DE INTERIORES – Tem como objetivo integrar alunos do 6º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag, em causas sociais que visam produzir projetos de arquitetura de interiores. O projeto não onerou recursos da Prefeitura visto que contou com parcerias de empresas, professores e alunos para execução e finalização do projeto lúdico infantil. 
Reporter
Cláudia Joséh
Foto
Robson Silva/ Secom
Fonte
Secom/VG
http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/16063

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...