quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Crianças e jovens participam de lançamento de livro no MACP

Nesta quarta-feira (16), crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio participaram do lançamento do livro infantil “Joãozinho que virou estrela”, de autoria da professora do Programa de Mestrado em Ensino, da Universidade de Cuiabá (Unic) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Maria das Graças Campos, que também realiza intercâmbio de pesquisa com o Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT). O evento foi realizado pelo Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), no Câmpus de Cuiabá. 

Conforme a professora, a obra narra a preocupação com o meio ambiente, por meio da transformação do protagonista em diversos elementos da natureza. “Com temática lúdico-ambiental, o livro tem como objetivo sensibilizar as crianças para a destruição resultante da ganância humana”, descreveu Maria Campos.


“Além do lançamento, os visitantes foram conferir a exposição “(Com)sequências”, do fotógrafo Aruã Callil, que evidencia as queimadas em Chapada dos Guimarães”, explicou a supervisora do MACP, Sílvia Aragão. Houve também oficinas de contação de histórias e ilustração, além de brincadeiras, exibição do curta metragem “A Lenda do Minhocão”, de Marcelo Okamura, e visita guiada ao acervo do Cineclube Coxiponés. A professora fundadora da UFMT, Terezinha Arruda, também apresentou a sua obra mais recente, “América”, e incentivou o hábito da leitura aos alunos presentes.


A pró-reitora em exercício, Ana Paula Ferreira Dias, relatou a satisfação da UFMT em proporcionar iniciativas como esta para a comunidade. “Sempre é louvável o contato da comunidade, especialmente alunos da Educação Básica, com o que a Universidade pode oferecer de programação cultural”, pontuou Ana Paula Dias.
A aluna do curso de Auxiliar Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Raysa Padilha da Silva, contou suas impressões sobre a exposição. “Foi bem interessante. As imagens são impactantes, assim como os materiais expostos, com simbolismo forte, para nos sensibilizarmos em relação ao meio ambiente”, afirmou.


Por sua vez, a diretora da Escola Municipal de Ensino Básico Benedita Bernardina Curvo, Juliene Arruda, observou que iniciativas como esta são proveitosas para as crianças da região. “A escola tem como princípio facilitar o acesso a atividades culturais, procurando também sensibilizar os pais para a importância delas na formação dos alunos”, concluiu. A escola está localizada no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande. Os alunos do primeiro e segundo anos vieram conferir as atividades


http://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/33241/Cuiaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...