quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ENEM 2015: O impacto do nível de formação docente nas 10 Escolas Estaduais de MT com melhores pontuações



Veja a Nota Técnica sobre Indicador de Formação Docente

É notória a defasagem de professores efetivos na rede estadual de ensino. Não tanto é a defasagem entre a formação, independente de ser efetivo ou contratado, com a prática docente. Como pode se ver na tabela, entre as escolas que tiveram os maiores resultados no ENEM 2015, há uma variação que vai de 29,20% até 53,50%. Sem dúvida que é um dado  preocupante enquanto princípio. Vale refletir: 1. o que fez a EE Jardim Universitário com 29,20% para alcançar essa pontuação (497,59), que é superior à Média da escolas públicas (486,5)? 2. Um pouco abaixo no ranking está a Escola Militar Tiradentes com 53,50%, mas com uma pontuação um pouco menor (495,69). O que impactou na segunda escola  que tem quase que o dobro de professores em condições ideais de formação e atuação para ter um resultado inferior? 

Sem que se tenha respostas simples para perguntas simples, o fato é que cabe a reflexão. 

Ainda tendo como parâmetro essas duas unidades, cabe verificar a variação do nível socioeconômico. A EE Jardim Universitário tem sua clientela classificada como Nível Médio, enquanto a Escola Militar Tiradentes está no Nível Alto. Qual o impacto disso no resultado? Que tipo de formações estão sendo estabelecidos? Que expectativas estão sendo criadas para o sucesso formativo e emancipador dos alunos?

No caso do Município de Rondonópolis, que mais uma vez tem suas escolas entre as com melhores pontuações, há um equilíbrio entre os indicadores, tanto do nível de formação docente, como do nível socioeconômico. Estabeleceram um padrão e estão mantendo.

Em todos os casos, exceto por esse percentual um pouco superior à metade (53,50%) que tem a Escola Militar, caberia perguntar: se essas escolas estão fazendo isso com menos da metade do exigido legalmente em termos de formação docente (veja a Nota Técnica), o que poderiam fazer para garantir mais aprendizagens aos alunos se tivessem os 100%? 

A tabela acima, que mostra as dez melhores, oculta as com desempenho inferiores, já que não era o foco aqui. Porém, para se entender o tamanho da distorção, uma unidade de MT tem 11,10% de indicador de formação docente. 

É, há muito o que fazer. Os dados indicam, as políticas podem fazer alcançar a melhoria. Pelo exposto, em um passado recente, os dados não se transformaram em políticas.  

Gilberto Fraga 


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