quinta-feira, 30 de abril de 2015

Universidade de Salamanca promove encontro com Seduc

 
IMG_2323.jpg 
Representantes de um dos maiores centros espanhóis para formação de estrangeiros, a Universidade de Salamanca, se reuniram, na tarde desta quarta-feira (27/05), em Cuiabá, com o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gilberto Fraga. O objetivo foi iniciar as discussões para a institucionalização de parceria para a formação continuada e intercâmbios de professores da rede estadual de educação.
 
De acordo com Fraga, a intenção é desenvolver projetos que beneficiem os docentes da língua espanhola. "Queremos proporcionar a eles a cultura e o embasamento suficientes para que contribuam na formação da população escolar, tornando a escola um espaço público de ensino da língua estrangeira com qualidade", avaliou, ressaltando que os alunos mato-grossenses (quase 500 mil), precisam ter a convicção de que saber falar outro idioma é uma necessidade vital nos dias de hoje.
 
O secretário lembrou ainda que pelo contato com tecnologia e aplicativos que têm como base outras línguas que não o português, os alunos até têm essa compreensão, mas muitas escolas e professores não possuem. "Estou convicto que, tendo ainda a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como terceiro elo, vamos conseguir, com visão estratégica, o firmamento da parceria, principalmente para o intercâmbio para pós-graduação, tendo em vista a expertise da Salamanca neste campo".
 
 
 
A vice-reitora de Relações Internacionais da Universidade de Salamanca, Maria Angelles Serrano, disse que a instituição possui foco na aprendizagem e na cultura desde a sua criação em 1218, e recebe anualmente milhares de estudantes de diversos países. "O governo brasileiro e instituições universitárias brasileiras também são antigos parceiros em programas de intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores", afirmou, destacando que Cuiabá conta com uma Escuela de Lengua Española de la Universidad de Salamanca, um polo da instituição em território brasileiro, que será uma aliada para o desenvolvimento de projetos em conjunto com a Seduc.
 
Para Angelles, Cuiabá, por sua localização estratégica, perto das fronteiras do Paraguai e da Bolívia, é um centro de interesse para o ensino do espanhol, devido à forte demanda para aprender a língua de Cervantes.
 
Participaram do encontro o diretor do polo em Cuiabá, Jorge Cabalero Fiel, a assessora Uyara Melo, o Conselheiro Delegado de Cursos Internacionais da Universidade de Salamanca, José Miguel Llorente, a professora doutora da UFMT, Vera Lúcia Magalhães, a assessora técnica e Conselheira de Educação da Embaixada Espanhola, Pilar Luengo Mesonero e o superintendente de Formação Profissional da Seduc, Otair Rodrigues Filho.
 
 





Viviane Saggin
Assessoria Seduc


http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Universidade-de-Salamanca-promove-encontro-com-Seduc.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...