O Relatório Nacional da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) de 2013 foi apresentado na terça-feira, 2, a pesquisadores e representantes das secretarias estaduais de educação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A novidade, em relação ao relatório internacional, divulgado em junho deste ano, foi a publicação do material nacional produzido pelo Inep, com análises comparativas entre os países participantes da pesquisa e entre as unidades da federação. A publicação desse material tem por objetivo principal contribuir para a elaboração de políticas públicas na área.
"Os problemas educacionais exigem reflexões sofisticadas, nós não teremos boas soluções se não tivermos bons estudos. A Talis nos permite comparação internacional, o que é essencial no avanço científico", afirmou o presidente do Inep, Chico Soares. "Durante muitos anos, a educação brasileira podia ser descrita por apenas uma taxa, a de analfabetismo. Rapidamente, com o tempo, mudamos essa situação e fomos precisando de outros indicadores", destacou ainda o presidente do Inep.
A pesquisa, amostral, contou com a participação de 14.291 professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e respectivos diretores escolares,
A Talis contou com a participação de 34 países e foi coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. No Brasil, a pesquisa é organizada pelo Inep, que também produziu o relatório nacional da pesquisa. O documento contém aspectos relacionados ao perfil de professores e diretores; formação docente; ambiente de ensino e aprendizagem, incluindo o clima escolar, práticas pedagógicas e processos de avaliação.
Os dados gerais, incluindo o relatório nacional, tabelas com resultados desagregados por estado, mapas e microdados, estão disponíveis no site da pesquisa.
Assessoria de Comunicação Social do Inep
http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/inep-apresenta-relatorio-nacional-da-pesquisa-talis?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f
Nenhum comentário:
Postar um comentário