quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Seminário: “Diálogos entre os Atores Sociais da EJA/Campo”

Foto: Jorge Pinho
“Meu maior sonho era poder ler a bíblia, isso eu já realizei. Agora, quero poder ler um texto em público e mostrar para as pessoas que eu sou alfabetizada”. Este foi o depoimento emocionado de dona Maria Izabel da Silva, 65 anos, feito na noite dessa segunda-feira (8) durante a abertura do I Seminário de Educação de Jovens e Adultos (Seja) “Diálogos entre os Atores Sociais da EJA/Campo”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
Pelo menos 270 pessoas, entre alunos e profissionais da EJA, participam do seminário, que segue até esta terça-feira (9) no Hotel Fazenda Mato Grosso.
Dona Maria Izabel é uma das 1,5 mil pessoas que frequentam a Educação de Jovens e Alunos (EJA) na rede municipal de Cuiabá. “Eu morava no sítio e minha família era muito pobre e a escola não era prioridade para meu pai. Casei muito cedo e logo vieram os oito filhos e o estudo teve que ser adiado novamente. Só hoje, aos 65 anos tive a oportunidade de frequentar, pela primeira vez, uma sala de aula”, completou dona Maria Izabel. 
A história de Maria Izabel ainda é compartilhada com 4,5% da população cuiabana. No entanto, conforme recordou a secretária-adjunta de Educação de Cuiabá, Marioneide Kliemaschewsk, essa realidade deve ser mudada nos próximos 10 anos, já que uma das metas do Plano Nacional de Educação é a erradicação do analfabetismo em todo o país. 
“Um dos nossos desafios, quando se fala em EJA, é manter a frequência desses alunos em sala de aula, pois sabemos que não é fácil trabalhar o dia todo e estudar à noite. Mas estamos determinados e empenhados a garantir a efetividade do ensino-aprendizado a esses alunos”, disse a secretária-adjunta.
A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Analise da Silva, abriu o seminário com a palestra “Alfabetização de adultos segundo a premissa freireana”. Segundo a professora, entre os motivos mais comuns para afastar a criança ou adolescente da sala de aula está o fato de ter que trabalhar para ajudar no sustento da família ou engravidar e ter que cuidar do filho. “Discriminação sexual e racial e a proibição do pai também são motivos bastante comuns que contribuem para o analfabetismo. Mas raramente a pessoa desiste por conta própria”, disse a palestrante.
Atualmente a EJA é oferecida pela rede municipal nas escolas Maximiano Arcanjo da Cruz, Marechal Cândido Rondon, Jescelino Reiners, Ranulpho Paes de Barros, Guilhermina de Figueiredo, Nossa Senhora Aparecida, Jesus Criança, Antônia Tita, Francisco Pedroso e nas escolas do campo Nova Esperança, Udeney Gonçalves, Nossa Senhora Penha de França e Estevão Alves.
Os temas que serão apresentados nesta terça-feira são: “Os Sujeitos da Educação de Jovens”, proferido pelo professor doutorando da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Tarcisio Grunennvaldt; a “Diversidade na Educação de Jovens e Adultos” pelo professor doutor José Vaz Neto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPB); “A voz dos sujeitos da EJA da rede municipal: histórias e memórias”, Alfabetização de idosos; Programa Brasil Alfabetizado; Áreas de conhecimento na perspectiva interdisciplinar; Educação do Campo.


http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/fortalecimento-da-educacao-de-jovens-e-adultos-e-tema-de-seminario/10014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...