terça-feira, 11 de novembro de 2014

MIEIB debate ações para a Educação Infantil no país

Universalizar até 2016 a educação infantil pré–escola, para as crianças de quatro a cinco anos, e ampliar a oferta de educação infantil nas creches é um dos desafios do Plano Nacional de Educação (PNE). Para debater esse tema e encontrar os caminhos para chegar a essa meta, representantes da Educação Infantil de todo o país estão reunidos no XXX Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). O encontro é anual e a edição 2014 acontece em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso, até esta quarta-feira  (05.11). Foram três dias de discussão e planejamento. 
O evento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) reúne mais de 300 participantes. Entre as palestrantes a professora Carmen Maria Craidy, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  que abordou os direitos das crianças à educação infantil, tema chave do evento. Também participaram das discussões e representantes do Ministério da Educação (MEC). Durante o evento os participantes conheceram os trabalhos dos professores que desenvolvem materiais para aplicação na educação infantil.
De acordo com a representante do MEC,  Rita de Cássia Coelho, o encontro dos representantes dos Fóruns de Educação Infantil nos Estados, MIEIB é um movimento que traz mais visibilidade a educação infantil. Para ela, a força desse movimento social é um dos caminhos para o fortalecimento da educação na modalidade. Neste sentido, o entrosamento dos envolvidos é extremamente importante. Dentre estes envolvidos Rita cita as Secretaria de Estado de Educação. Para ela, mesmo que oferta da educação infantil não seja uma obrigação de Estado, são as Secretarias que trabalham o lado pedagógico. “São elas que estão envolvidas na formação dos professores, na supervisão pedagógica e também na regulamentação” avalia.
O Mieib nasceu dos inúmeros desafios enfrentados para institucionalização da educação infantil para as crianças de 0 a 6 anos. O movimento social trabalha vertentes como a necessidade de ampliação das redes, da melhoria da qualidade dos serviços, da efetiva integração aos sistemas de ensino, do direcionamento dos recursos financeiros, entre outros.

Acesse a programação aqui
ALINE MARQUESAssessoria/Seduc-MT
http://novosite.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14715&parent=20

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