quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Distorção idade-série: "Na raiz do problema, está a alfabetização", diz Inês Miskalo, do Instituto Ayrton Senna

Quais são os danos da distorção idade-série? No mês de setembro, a revista Profissão Mestre trouxe uma matéria especial sobre o tema em suas páginas. Inês Miskalo, coordenadora da área de Educação do Instituto Ayrton Senna, colaborou com a publicação e falou sobre o papel das políticas públicas no assunto. 

"Não há metas de médio e longo prazos nem ações integradas que constituam uma política", afirmou Inês. "Em nossa história recente, observamos altos e baixos [no que se refere a políticas de aceleração do ensino]. No geral, as propostas de ajuste de fluxo escolar nunca surtiram os efeitos desejados em larga escala", completou. 

Os dados do Inep/QEdu indicam que a taxa de distorção idade-série, em 2013, passa de 15% nos primeiros anos do Ensino Fundamental para 28% nos finais, chegando a 30% no Ensino Médio. "Na raiz do problema, está a alfabetização", reforçou a coordenadora de Educação. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a matéria completa no link abaixo: 

Como combater a distorção idade-série no Brasil

http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/home/noticias_interna.asp?cod_Noticia=726

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