quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Professores surdos participam de capacitação na Gramática em Libras

Mais de 20 professores e instrutores surdos das escolas de Cuiabá e Várzea Grande participam durante toda a semana (15 a 19.09), na Escola Estadual Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto, de uma Formação Continuada para a Gramática em Libras. A capacitação em forma de Grupo de Trabalho é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e visa fortalecer o ensino das Libras principalmente voltado à Gramática.
Os técnicos da Gerência de Educação Especial da Seduc, Luzinete Almeida Campos de Siveira e Riguel Brum, ressaltam a importância da formação, principalmente para os novos professores. Luzinete explica que trabalhos como este são desenvolvidos há onze anos pela Seduc. A ideia é que estes professores cursistas realizem formações com os professores ouvintes e os resultados sejam aplicados em sala de aula.
“Nosso objetivo é aprender gramática e repassar aos alunos. Ter uma absorção de conteúdo e disseminá-los, pois muitas escolas carecem de comunicação. Alguns professores tem pouco conhecimento no assunto e essa troca de experiência vai ajudar muito. Estávamos mesmo precisando deste aprofundamento em estudos, no Estado. Agora minha missão é aplicar o conteúdo em sala de aula e mostrar que a Gramática em Libras existe”, diz a professora cursista  Tamy Lessi.
A formação contou com a palestra do aluno de Letras/Libras, da Universidade Federal de Goiás, Paulo Henrique Pereira, que ministrou o tema “A referência dos surdos: gramática em Libras”. Paulo explica que a ideia é mostrar aos alunos o foco em Libras, que tem a sua própria gramática. “O objetivo é valorizar os conhecimentos e dar novos conhecimentos para os cursistas, de forma que eles progridam na ajuda aos alunos quanto ao ensino” diz.
O GT  da Seduc reúne a Superintendência de Diversidades Educacionais (Sude), Gerência de Educação Especial e Centro de Apoio e Suporte a Inclusão da Educação Especial (Casies).



ALINE MARQUES

Assessoria/Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14608&parent=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...