Encontro debateu a reorganização curricular do Ensino Médio noturno e a reformulação do Ensino Médio, em âmbito nacional, proposta pela Câmara Federal.
Gestores responsáveis pelo Ensino Médio das Secretarias Estaduais de Educação, estiveram na sede Conselho Nacional de Secretários da Educação – Consed, nesta quarta-feira, 3/9, em Brasília, para a reunião técnica do Fórum do Ensino Médio. No encontro foi debatido a reorganização curricular do Ensino Médio noturno e a reformulação do Ensino Médio, em âmbito nacional, proposta pela Câmara Federal. A atividade contou com a participação da secretária Estadual de Educação do Mato Grosso, Rosa Neide, e da secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa.
Durante a reunião, o foco da discussão foi a situação nacional do Ensino Médio noturno brasileiro. Para a secretária, Rosa Neide, o “ensino médio possui uma dificuldade histórica, por ter sido, durante muito tempo, negligenciado no contexto da educação brasileira”. “Os altos índices de evasão, reprovação e as condições de infraestrutura” são dificuldades encontradas e que dificultam o desenvolvimento dos alunos no ensino noturno, pontuou Roberval Furtado, superintendente de políticas de educação da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul.
Diante das dificuldades encontradas, o fórum analisou o documento “Educação Básica Noturna no Brasil: Realidades e Possibilidades” elaborado sob a coordenação do MEC com a participação de representantes do CONSED e das secretarias de estado de educação entre outras instituições com apontamentos e diretrizes norteadoras para a melhoria no Ensino noturno, que inclui: reorganização do tempo escolar e atualização do currículo escolar. Para a representante de Pernambuco, Raquel Fidelis, “há fragilidades no Ensino Médio noturno, como limitações no deslocamento e os altos índices de violência”, o que torna crucial a construção de um documento com ações passíveis de implementação e que ajudem a fortalecer o ensino noturno.
Já para Aliete Bormann, “não ocorrerá reforma no ensino noturno, se não houver formação maciça com os professores”, afirmou a coordenadora do Rio Grande do Norte.
“As universidades também precisam preparar os professores que estão chegando despreparados a sala de aula”, ressaltou, Larissa Ribeiro, articuladora de Tocantins. “É necessário buscar alternativas articuladas com o desenvolvimento do aluno”, enfatizou Herivelto dos Santos, coordenadora do fórum de Roraima.
A formação dos professores, a reestruturação do currículo e a infraestrutura das escolas foram dimensões observadas na elaboração do documento, como também uma visão abrangente do ensino noturno que levou em conta as peculiaridades de cada contexto, como o dos quilombolas, indígenas e a educação no campo.
O fórum também debateu a reformulação proposta pela Câmara Federal para o Ensino Médio. A qual dispõe que o novo currículo seja organizado por área de conhecimento: linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas. Tendo como componentes obrigatórios: língua portuguesa; matemática; conhecimento do mundo físico e natural (filosofia, sociologia,realidade política e social); inclusão de uma língua estrangeira e parte diversificada. Sendo que as metodologias de ensino e de avaliação devem evidenciar: a contextualização; a interdisciplinariedade e a transversalidade.
O Fórum:
O Fórum foi criado pelo Consed para discussão e assessoria técnica nas discussões relativas ao Ensino Médio, na interlocução com o MEC e outros órgãos afetos às políticas, programas e projetos do segmento. Foi definido que o Fórum se reunirá a cada bimestre com o objetivo principal de alinhar propostas e formar um discurso comum em relação às melhorias do Ensino Médio no Brasil. Além de proporcionar a troca de experiências entre os diversos estados, a discussão e avaliação dos avanços ocorridos no ensino médio nacional, bem como as dificuldades detectadas atualmente.
http://consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/904-forum-do-ensino-medio-discute-propostas-para-o-ensino-regular-e-o-ensino-noturno
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