terça-feira, 2 de setembro de 2014

"A escola notável é aquela que promove efetivamente a aprendizagem de seus alunos", afirma Maria Nilene Badeca

A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed e secretária de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul, professora Maria Nilene Badeca da Costa, fala sobre a importância do foco na gestão escolar e a busca por uma escola notável.
Secretária Maria Nilene Badeca

"A escola notável é aquela que promove efetivamente a aprendizagem de seus alunos, em um contexto de formação para a cidadania" é a opinião da presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, professora Maria Nilene Badeca da Costa, que a frente da gestão do Conselho, e conjuntamente com os demais secretários, tem acumulado esforços para dar cumprimento às prerrogativas institucionais, atuando de forma articulada, agregando e estabelecendo parcerias com instituições governamentais e não-governamentais, contribuindo de forma decisiva na definição de assuntos educacionais em pauta no âmbito nacional.
Quem? Maria Nilene Badeca da Costa É natural de Ponta Porã. É pedagoga e já foi professora e vice-diretora. De 1995 a 1996 foi delegada do MEC (Ministério da Educação e do Desporto em Mato Grosso do Sul). Foi Secretária Municipal de Educação de Campo Grande de 1997 a 2004. Assumiu a Secretaria Estadual de Educação em 2007.

O que é necessário para uma escola ser notável?A escola notável é aquela que promove efetivamente a aprendizagem de seus alunos, em um contexto de formação para a cidadania. O êxito pedagógico resulta da combinação de alguns fatores básicos: projeto pedagógico bem elaborado, com a participação e comprometimento da comunidade escolar; cumprimento efetivo de um currículo bem definido; liderança da gestão; competência dos profissionais da educação; infraestrutura e disponibilidade de recursos pedagógicos adequados; comunicação eficiente; clima organizacional e comunitário positivo; acompanhamento e avaliação contínua das atividades; adoção de providências a partir dos resultados das avaliações internas e das avaliações nacionais.
Quais seriam os principais aspectos diferenciais da gestão escolar nessas escolas?
A gestão escolar é elemento chave no êxito do processo formativo educacional. O exercício competente da liderança possibilita dentre outros aspectos: a mobilização da comunidade escolar; a proposição de desafios; o estabelecimento de clima de confiança e motivação; o conhecimento da realidade global da escola e a capacidade de propor soluções para os problemas observados; escuta atenta das contribuições dos membros da escola; estimulação da participação colegiada; o reconhecimento dos sucessos e a avaliação das dificuldades, em uma perspectiva positiva de superação.

Assim, a gestão escolar torna-se extremamente eficaz e passa a agregar toda a comunidade interna e externa quando articula as dimensões do fazer administrativo e financeiro em prol da gestão pedagógica, cujo foco deve ser o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes.

Qual o papel efetivo do Consed, em contribuição às práticas de gestão, para uma escola notável?
O Consed, como instância integradora das Secretarias de Estado da Educação, tem adotado, ao longo do tempo, inúmeras iniciativas destinadas a fortalecer a gestão, reconhecendo-a como fator central na promoção do sucesso escolar. Entre elas podem ser citadas: o Programa Progestão; o Prêmio Gestão Escolar; o intercâmbio de experiências inovadoras e exitosas, inclusive com a realização de seminários e encontros, com destaque para o Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, que ora se desenvolve em Brasília. Ainda, o apoio e estímulo aos estados para promover a adoção de critérios que aliem competência política e técnica para a designação de gestores; promoção de levantamento de dados e de estudos voltados para as diversas dimensões da gestão de redes e de escolas, dentre os quais se destaca o Programa Consed RH.
Como seria a relação entre os atores escolares (alunos, professores, pais, gestores e comunidade) nessas escolas?
Podemos afirmar que o desenvolvimento de práticas pedagógicas pautadas por um Projeto Político Pedagógico definido coletivamente amplia a participação de todos os integrantes da comunidade escolar, reforçando o compromisso com o processo pedagógico e com as finalidades da escola.

Há de se considerar que o gestor escolar tem papel preponderante em estimular a participação de todos e garantir o respeito à diversidade e às especificidades concernentes ao contexto escolar.

Associado a isso, o processo democrático possibilita discussões e debates, cujas contribuições fortalecerão os tempos e espaços de aprendizagem das escolas e aqueles que delas usufruem.
http://consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/896-qa-escola-notavel-e-aquela-que-promove-efetivamente-a-aprendizagem-de-seus-alunosq-afirma-maria-nilene-badeca

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