terça-feira, 26 de agosto de 2014

Educação sob medida



Se fôssemos tentar descrever uma sala de aula de ensino fundamental típica no Brasil, ela seria em uma escola pública e urbana, com aulas por 4,5 horas por dia e teria por volta de 25 alunos em cada classe.
Se a turma fosse de quinto ano, duas ou três dessas crianças seriam daquelas que sabem tudo de matemática e que pedem novos desafios porque já estão lá na frente enquanto os colegas ainda estão absorvendo os conceitos mais básicos. Oito ou nove delas, por outro lado, estariam entre as que têm tanta dificuldade que precisam de uma atenção especial; neste grupo, é provável que ao menos uma tivesse algum déficit de aprendizagem mais sério. Os 18 ou 19 restantes comporiam um grupo com conhecimentos de um nível que oscila entre o mínimo necessário e o adequado.
Esses dados, retirados do Education at a Glance e de estatísticas do MEC (Ministério da Educação) compiladas pelo QEdu, mostram que, mesmo na configuração de sala de aula mais comum no país, o desafio de proporcionar um ensino significativo para cada estudante é imenso. Numa classe com 25 alunos, os professores precisam lidar com 25 interesses, 25 talentos e 25 necessidades de aprendizagem diferentes.
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Não por acaso, a personalização do ensino, ou o ensino personalizado, tem se mostrado uma das tendências mais fortes da educação no Brasil e no mundo. (ENTRE NO SITE PARA VER O DINAMISMO POSSÍVEL)
O termo se refere a uma série de estratégias pedagógicas voltadas a promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada, respeitando as limitações e os talentos de cada um. Ele leva em consideração que os alunos aprendem de formas e em ritmos diferentes, já que também são diversos seus conhecimentos prévios, competências e interesses.

Education at a Glance, OCDE

Um Olhar para a Educação, em livre tradução, é uma publicação anual produzida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que traz indicadores educacionais de diferentes países. Entre os dados apresentados no documento estão informações sobre escolarização, organização das escolas, investimentos públicos no setor e acesso à educação. No Brasil, o MEC apresenta alguns dos destaques mais importantes para o país em português pelo site do Inep , órgão do ministério responsável pelos dados educacionais brasileiros. Em inglês, é possível ter acesso a informações detalhadas de todos os países que compõem o estudo pela página da iniciativa no portal da OCDE.

QEdu

Ferramenta aberta e gratuita que reúne dados sobre a educação brasileira, feita pela Meritt e pela Fundação Lemann. O portal contém filtros que permitem encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município, estado do Brasil ou mesmo dados gerais do país. Na situação descrita acima, a pesquisa feita foi da proficiência dos alunos de 5º ano em matemática a partir dos resultados da Prova Brasil 2011. Além disso, o QEdu também organiza informações do Censo Escolar, facilitando consultas sobre número de matrículas, infraestrutura das escolas, perfil de alunos e professores da educação básica brasileira.
50 mi
de alunos estão na educação básica no Brasil
83%
Estão matriculados na rede pública
12%
Sabem no 9º ano o que deveriam de matemática
22%
Sabem no 9º ano o que deveriam de português                                                                                                           

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