terça-feira, 3 de junho de 2014

Finalistas do Prêmio Estadual de Gestão Escolar relatam troca de experiência em visita a escolas nordestinas

Depois de uma viagem de intercâmbio de cinco dias, educadores de Mato Grosso retornam de Natal (RN) e Recife(PE) apresentando os resultados da troca de experiência com profissionais dos locais visitados. Finalistas do Prêmio Gestão Escolar Estadual 2013, as seis escolas encaminharam representantes para conhecer boas práticas nos dois Estados da região nordeste, que foram vencedores nacionais do prêmio em anos anteriores.
 
A viagem realizada por  assessores pedagógicos, gestores e coordenadores das escolas foi dividida em equipes. Representantes de Juara e Juína foram para o Estado de Pernambuco e os de Matupá, Paranaíta e Rondonópolis foram para o Rio Grande do Norte.
 
A professora Marcela Bonet Becher Schvaren, da Escola João Paulo I, de Paranaíta, relata que teve uma experiência riquíssima.  Conforme ela, foi surpreendente a preocupação dos profissionais com a formação dos alunos, com o  futuro acadêmico. “O método de ensino é um pouco diferenciado do nosso, com vivências fora da sala de aula”.  
 
Outro ponto destacado por Marcela é o esforço dos professores em busca de qualificação e aperfeiçoamento. “Eles fazem mestrado, doutorado e especializações”, disse.  A professora também destacou o  Protagonismo Juvenil, nas escolas de Natal.  “Fomos recepcionados pelos alunos que nos levaram para conhecer a escola, tomaram frente de algumas atividades e apresentações, e os professores e diretores apenas observaram”.    
 
Vencedora nacional do Prêmio de Gestão e primeira colocada no Estado,  a Escola Estadual Luzia Nunes Bezerra, de Juara, visitou o Estado de Pernambuco . A professora Maria Helena Rodrigues,  relata que  lhe chamou a atenção  a presença dos pais nas escolas. “É interessante a maneira com que  a comunidade participa dos projetos apresentados pelos coordenadores escolares, que buscam maneiras de atrair e manter os alunos no meio escolar”.  Conforme ela, os jovens, especialmente do Ensino Médio, estão envolvidos em projetos de tempo integral na Escola. 

  
Assessoria/Seduc-MT
Finalistas do Prêmio Estadual de Gestão Escolar relatam troca de experiência em visita a escolas nordestinas
O assessor pedagógico, Éderson de Andrade, da Escola Estadual Professora Elizabeth Freitas Magalhães, de Rondonópolis, visitou a escola Professora  Terezinha Carolino de Souza, do Rio Grande do Norte,  2º lugar nacional no Prêmio de Gestão.   Ele se diz impressionado com a integração da comunidade escolar. “A articulação que a escola tem com a comunidade, a participação do  Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar(CDCE).  O CDCE é liderado por uma mãe de um aluno que já consegui  que fosse construída coletivamente cisternas de água em algumas escolas da região. 
 
Participaram da visita representantes das Escolas Estaduais Luiza Nunes – Juara;  Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima – Juína;  Antonio Francisco Lisboa – Juína;  Cecília Meireles – Matupá; Profª Elizabeth de Freitas Magalhães – Rondonópolis; e João Paulo I - Paranaíta 
 

 
Assessoria/Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14379&parent=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...