A viagem realizada por assessores pedagógicos, gestores e coordenadores das escolas foi dividida em equipes. Representantes de Juara e Juína foram para o Estado de Pernambuco e os de Matupá, Paranaíta e Rondonópolis foram para o Rio Grande do Norte.
A professora Marcela Bonet Becher Schvaren, da Escola João Paulo I, de Paranaíta, relata que teve uma experiência riquíssima. Conforme ela, foi surpreendente a preocupação dos profissionais com a formação dos alunos, com o futuro acadêmico. “O método de ensino é um pouco diferenciado do nosso, com vivências fora da sala de aula”.
Outro ponto destacado por Marcela é o esforço dos professores em busca de qualificação e aperfeiçoamento. “Eles fazem mestrado, doutorado e especializações”, disse. A professora também destacou o Protagonismo Juvenil, nas escolas de Natal. “Fomos recepcionados pelos alunos que nos levaram para conhecer a escola, tomaram frente de algumas atividades e apresentações, e os professores e diretores apenas observaram”.
Vencedora nacional do Prêmio de Gestão e primeira colocada no Estado, a Escola Estadual Luzia Nunes Bezerra, de Juara, visitou o Estado de Pernambuco . A professora Maria Helena Rodrigues, relata que lhe chamou a atenção a presença dos pais nas escolas. “É interessante a maneira com que a comunidade participa dos projetos apresentados pelos coordenadores escolares, que buscam maneiras de atrair e manter os alunos no meio escolar”. Conforme ela, os jovens, especialmente do Ensino Médio, estão envolvidos em projetos de tempo integral na Escola.
Assessoria/Seduc-MT |
Finalistas do Prêmio Estadual de Gestão Escolar relatam troca de experiência em visita a escolas nordestinas |
Participaram da visita representantes das Escolas Estaduais Luiza Nunes – Juara; Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima – Juína; Antonio Francisco Lisboa – Juína; Cecília Meireles – Matupá; Profª Elizabeth de Freitas Magalhães – Rondonópolis; e João Paulo I - Paranaíta
Assessoria/Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14379&parent=20
Nenhum comentário:
Postar um comentário