A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) é pioneira no país na construção de uma matriz curricular específica para atendimento aos alunos surdocegos, matriculados em escolas da rede estadual. Hoje a rede estadual possui 20 alunos surdocegos, sendo cinco deles no Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (CEAADA) Arlete Pereira Migueletti, em Cuiabá. O modelo já foi apresentado ao Ministério da Educação (MEC) e se tornará uma referência aos demais estados brasileiros.
Em razão do comprometimento da audição e da visão, a preocupação dos profissionais ligados à Gerência de Educação Especial era a de garantir para esses cidadãos o direito de conhecer formas alternativas de comunicação evitando o isolamento social.
“Os pais precisam ter a compreensão de que devem levar seus filhos à escola. Esse é um trabalho, que necessariamente, deve envolver a família. É preciso acompanhar e conhecer”, explica a gerente de Educação Especial, Nágila Zambonatto.
Ela explica que a matriz é constituída por sete componentes curriculares tratando sobre a consciência corporal e sensorial, autoaceitação, compreensão do meio circulante, interação com ambiente físico e social, autonomia e independência e noções espaciais.
“Discutimos com o CEAADA e também com o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial como esse processo se daria. Antes nós usávamos uma matriz comum, mas com atenção a parte diversidade. E com essa matriz, vamos trabalhar de acordo com a realidade dos estudantes”, finaliza Nágila.
Patrícia Neves
Assessoria Seduc-MT
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