quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Campanha quer que deputados retomem texto do PNE aprovado na Câmara

Durante a “Semana da Participação Popular na educação: reflexão sobre os fóruns, conferências e planos decenais”, que ocorre de 17 a 21 de fevereiro, período em que aconteceria a Conae-2014 (Conferência Nacional de Educação), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação intensifica suas ações de incidência no Congresso Nacional em defesa de um “PNE pra Valer!”. 

Em entrevista à Rádio Câmara divulgada na segunda-feira (17/2), o coordenador geral da rede, Daniel Cara, expressou que a rede e a comunidade educacional querem que os deputados retomem o texto da Casa para o novo PNE (Plano Nacional de Educação - PL 8035/10). 

Confira abaixo trechos da entrevista, complementada por novas informações sobre a tramitação do plano. 

PNE com dinheiro público para a escola pública 

Relatado por Angelo Vanhoni (PT-PR) e aprovado na Comissão Especial dedicada à matéria em junho de 2012, o texto de PNE da Câmara dos Deputados foi construído por meio de forte participação social. Ele determinou a destinação do equivalente a 10% de todas as riquezas produzidas no país, o PIB (Produto Interno Bruto), exclusivamente para a educação pública. No Senado, o projeto sofreu mudanças e, por isso, voltou à análise dos deputados em dezembro passado. 

FNE defende o texto da Câmara 

Em nota à Câmara, após ter que lidar com o cancelamento da Conae-2014 por decisão unilateral do MEC (Ministério da Educação), o FNE (Fórum Nacional de Educação), órgão que reúne entidades da sociedade civil e do poder público, disse que o texto do Senado é contraproducente em relação ao direito à educação, como explicou à Rádio Câmara, Daniel Cara: 

"O FNE defende a ideia de que a Câmara dos Deputados, que é a Casa de representação do Povo, aprove o texto que ela construiu, que é o melhor texto, tanto em termos técnicos como em termos de responsabilidade do Estado brasileiro em relação ao direito à educação." 

Continue lendo:
http://www.campanhaeducacao.org.br/?idn=1284

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