quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Humor e movimento estimulam o aprendizado, diz pesquisador


Do Porvir
"O humor é fundamentalmente importante para criar um clima de leveza, que facilita a aprendizagem", defende o pesquisador e professor William Strean, da Universidade de Alberta, nos Estados Unidos. Para ele, entretanto, a perspectiva de humor vai além de contar piadas e obter gargalhadas dos alunos. Ele passa também por trabalhar o movimento físico, atividades lúdicas e contação de história.
E Strean não propõe esse trabalho para alunos da educação básica, o que o professor faz é usar essas metodologias para jovens universitários. Segundo ele, é no ensino superior, onde estamos mais focados nas habilidades cognitivas quando mais precisamos trabalhar habilidades como paciência, trabalho sobre pressão, concentração e o pensamento criativo.
Começar uma aula com a leitura de um texto engraçado, compartilhando uma história divertida ou ainda jogando e dançando, para Strean, pode ter um impacto direto no aprendizado. "Embora a aprendizagem seja um negócio sério, pressão e emoções negativas podem ficar no caminho de uma pedagogia de sucesso. O humor é uma boa forma de desviar a atenção desses problemas", afirma.
Em seu artigo, o professor explica que o nosso nível de atenção durante uma aula, o que chama de consciência somática, é impactado por nossos sentimentos e empatia com o professor. "Somos incapazes de separar emoções da racionalidade", garante o educador que, depois depois de 18 anos trabalhando com essa metodologia, recebeu o Prêmio Rutherford de Excelência em Ensino Superior.
Ou seja, os alunos serão menos capazes de prestar atenção na aula e, por consequência, apreender todo o conteúdo, se estiverem preocupados com outras coisas ou apreensivos com o tratamento do próprio professor. "Além de promover a tão valiosa leveza, o humor constrói a ligação professor-aluno, que é essencial para a absorção e retenção do conteúdo", disse Strean. "Para melhorar essa relação com os alunos, nada melhor do que um professor fazer piada de si mesmo, por exemplo."
Continue lendo:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/13/humor-e-movimento-estimulam-o-aprendizado-diz-pesquisador.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...