O ensino da Língua Portuguesa, segundo diretrizes do Conselho Nacional de Educação e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve voltar-se para a função social da Língua. Deve-se constituir como requisito básico para que o indivíduo ingresse no mundo letrado e possa construir seu processo de cidadania, integrando a sociedade como ser participante e atuante.
Os testes de Língua Portuguesa da Aneb e Anresc (Prova Brasil) têm como foco a leitura. Seu objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. A alternativa por esse foco parte da proposição de que ser competente no uso da língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação.
Ler não é apenas decodificar, mas entender. É uma atividade complexa que exige do leitor demonstrar habilidades como reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, inferir, hierarquizar.
Os conhecimentos e competências lingüísticas esperados para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, dividida em 3º ano do ensino médio, 9° ano e 5° ano do ensino fundamental.
Os conhecimentos e competências lingüísticas esperados para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, dividida em 3º ano do ensino médio, 9° ano e 5° ano do ensino fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário