segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Qualificação profissional só chega a 5% dos beneficiários do Bolsa Família

Em 13 de setembro, a presidente Dilma Rousseff (centro) participou da cerimônia de formatura de 2.530 alunos do Pronatec na cidade de Uberlândia (MG)
  • Roberto Stuckert Filho/Agência Planalto
    Em 13 de setembro, a presidente Dilma Rousseff (centro) participou da cerimônia de formatura de 2.530 alunos do Pronatec na cidade de Uberlândia (MG)

Maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família completa 10 anos neste domingo (20) atendendo a 13,8 milhões de famílias, mas ainda longe de conseguir qualificar todos os beneficiários para ajudá-los a sair da linha da pobreza.
Dados do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) apontam que, este ano, existem 517 mil beneficiários que estão matriculados e sendo qualificados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) --programa especial para pessoas inclusas em vulnerabilidade social.
Em 2012, foram 266 mil matriculados. Somando todos os inscritos nos dois anos de programa, apenas 5,6% das famílias beneficiárias têm ou tiveram pelo menos um integrante matriculado. Ao todo, 66% das inscritas são mulheres.
Além disso, as capacitações não chegam a todas as cidades brasileiras. Dos 5.568 municípios brasileiros, só metade (2.363) têm matriculados este ano. Para atender a demanda de cursos, já foram investidos R$ 1,5 bilhão.
Continue lendo:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/10/20/qualificacao-profissional-so-chega-a-5-dos-beneficiarios-do-bolsa-familia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...