quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Lei de Responsabilidade Educacional é criticada em debate na Câmara

Gestores ligados à educação pública em âmbito federal, estadual e municipal disseram que modelo prejudica estudantes ao impedir o repasse de recursos.
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o Projeto de Lei Complementar 15/11, que estabelece normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, com relação à responsabilidade na gestão pública da educação escolar brasileira. Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), Binho MarquesMarques: proposta penaliza os alunos com a suspensão do repasse para o ente federado.
Representantes da área de educação dos governos estaduais, municipais e federal criticaram, nesta terça-feira (8), o projeto que cria a chamada "Lei de Responsabilidade Educacional" (PLP 15/11), que determina que os estados, municípios e DF têm que cumprir uma série de medidas, sob pena de deixarem de receber as transferências voluntárias da União. Esse dinheiro é repassado pelo governo federal por meio de convênios ou outros instrumentos parecidos com o objetivo da promover a realização de obras e serviços.
Durante debate na Comissão de Educação nesta terça-feira (8), o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, Binho Marques, explicou por que o Ministério da Educação é contra o projeto. “O PLP 15 é um dos muitos projetos que tramitam aqui de Lei de Responsabilidade Educacional. O problema básico do PLP 15 é o fato de que ele penaliza, na realidade, os alunos, a população, quando um ente federado não cumprir um dos dez itens que ele recomenda”, alertou.
Um dos itens questionado é o que estabelece que todos os municípios precisam ter planos plurianuais de formação de professores. Binho Marques afirma que 70% dos municípios têm dificuldades de fazer isso.

leia mais:

Veja a íntegra da proposta:

Reportagem - Renata Torres
Edição - Rachel Librelon







http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/454053-PROPOSTA-PARA-LEI-DE-RESPONSABILIDADE-EDUCACIONAL-E-CRITICADA-EM-DEBATE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...