domingo, 11 de agosto de 2013

Festa do Kuarup

DA REDAÇÃO
COM PARANATINGA NEWS
A população indígena de Gaúcha do Norte, realiza nos dias 17 e 18 de agosto a tradicional festa do Kuarup na aldeia Tanguro. Devem participar do evento cerca de três mil índios de cinco aldeias do município, sendo os kuikuro, yawalapiti, kamaiurá, waura e mehinako.

A festa é uma cerimônia de despedida realizada por diferentes tribos indígenas brasileiras que habitam o Parque do Xingu.

O Kuarup é uma das tradições mais importantes para os índios do Xingu, reservada apenas para grandes líderes, guerreiros ou descendentes de linhagem nobre. A mitologia indígena dá conta de que o ritual se iniciou quando Tãugi, o criador, andava sobre a Terra, e que foi ele que ensinou a seus filhos essa tradição, por isso, apenas os descendentes de Tãugi têm direito a essa honra.

No Kuarup, cada pessoa homenageada é representada por uma tora de madeira (também chamada Kuarup), de cerca de 1,60 metros de altura. Eles são fincados no chão da aldeia, pintados e enfeitados pelas famílias dos mortos, que acendem, diante deles, uma pequena fogueira. Na presença dos Kuarups, os índios choram, cantam, dançam e lutam, ao som dos maracás, instrumento feito de cabaça com objetivos místicos.

O ritual dura cerca de dois dias. Ao final da cerimônia, os Kuarups são lançados no rio, simbolizando a libertação da alma daqueles que partiram e marcando, para a família, o fim do período de luto.
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=168355

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...