quinta-feira, 29 de maio de 2014

Plataforma 'Currículo+' oferece recursos digitais a professores de todo o País

Lançada pelo Governo do Estado de SP, portal soma mais de 1.300 objetos de aprendizagem gratuitos como jogos e vídeos

Professores, educadores, alunos e membros da comunidade escolar de todo o Brasil, interessados em usar a tecnologia em favor da aprendizagem, têm agora acesso livre aos conteúdos da plataforma Currículo+. Lançada oficialmente pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEE) nesta terça-feira (27), o portal conta com mais de 1.300 recursos digitais pedagógicos mapeados. O acesso ao conteúdo de vídeos, áudios, simuladores, infográficos, jogos, aplicativos e outros recursos educacionais complementares ao ensino é gratuito.
Incluída como parte integrante do Programa Novas Tecnologias, Novas Possibilidades da SEE, a plataforma contou com a participação de professores da rede estadual de São Paulo. Todo o material disponibilizado pelo portal Currículo+ é voltado, prioritariamente, a docentes e alunos vinculados às escolas estaduais paulistas. No entanto, por estarem abertos à consulta de quaisquer internautas - não há necessidade de registro nem de senhas de acesso -, os materiais ali presentes podem ser aproveitados por todas as redes de ensino do País.
Os conteúdos presentes na plataforma, contudo, estão articulados com o currículo do Estado de São Paulo. No entanto, pela proximidade que os assuntos de ensino fundamental e médio têm nas diversas redes de ensino do país, educadores de outros Estados não terão dificuldade em encontrar recursos que poderão ser utilizados dentro ou fora do ambiente escolar.
A maioria dos materiais presentes no portal já existia na internet. Eles foram criados por outros produtores de conteúdo. No entanto, coube aos professores da rede paulista em conjunto com o Instituto EducaDigital e a organização TIC Educa garimpar e catalogar todos esses Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA´s), como são conhecidos. A criação da plataforma se deu a partir da parceria com a ONG Inspirare e o Instituto Natura que lançaram no final de 2013 o portal Escola Digital, que possui proposta semelhante à do Currículo+.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-05-27/governo-de-sp-lanca-portal-que-aproxima-recursos-digitais-de-professores-do-pais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...